Sinopse das Cenas da 1ª Mostra de Cenas Curtas da UFSJ"

Atenção!
Lotação da plateia  nos espaços alternativos e Teatro Municipal será limitada!


"7 minutos"
Grupo T.U (UFV)
Quem nuca ficou irritado com os ''pequenos'' barulhos e interrupções que fazem parte da platéia em um espetáculo? Celular,papel de bala,conversas,tosses...a lista é interminável.E se você se incomoda,imagine quem esta no palco!
7 Minutos é uma comédia divertidíssima e inteligente sobre uma noite em que algumas tosses interrompem a peça de Macbeth de Shakespeare.Possuído,o ator velho de carreira resolve fazer uma acerto de contas com a platéia, o que não vai ser fácil.
Elenco e espectadores partem para um insólito embate em que o que está em questão é o amor ao teatro e as diferentes formas de vive-lo.
Apesar da linguagem aparentemente '' Sai de Baixo'',baseada em uma comédia escrachada,o espetáculo vai se desenrolando e, aos poucos e com a sutileza az a platéia pensar,se emocionar,refletir...peregrinando assim pelo terreno da crítica com desenvoltura e charme.
Peça de Antônio Fagundes, adaptação e direção Fabrício Henrique.
Duração não divulgada.


"Re-cortes uma experiência dramática".
    O espetáculo é um recorte de alguns textos do Bertolt Brecht. O Trabalho é voltado para  uma experimentação cênica, na tentativa de buscar outras posssibilidades de se fazer teatro.
Duração 25minutos

Elenco:
Reginaldo Bastos, Samuel Leal, Sanderson Leal
Figurinista: Bruno Costa



"Adão e Eva"
Estopa - Cia Abrupta de Teatro (UFSJ)
    Adão e Eva conta de forma divertida e musical a criação do homem e da mulher e a sua repentina expulsão do paraiso. Com textos rápidos que misturam o texto bíblico e elementos da nossa época, a esquete pretende de forma humorada recontar uma antiga e conhecida história.
Duração 15 minutos


Elenco:
Lesson Silva - Adão
Lucas Campos - (Zé Menino)
Priscila Moraes - Eva
Sebastian Júnior
Tiago Branco
Tylfley Viramundo



"Dança a dois" 
Escola de Dança Sabrina Margotti 
     Um número de dança de salão interpretado por alunos que buscam através de estudos, pesquisas, discussões e treinamento um estilo de dança de salão não necessariamente tradicional. Arriscando e experimentando através de estímulos movimentais.
Duração 5 minutos

Bailarinos:
Tamara Sabina, Gabriela Oliveira, Priscila Natany, Emanuel Simas, Ello Brasil e Anderson Clayton


"Oriente"
     Oriente é uma cena de dança que trabalha com o corpo e a voz.
Na vida, são diversos os caminhos que podemos escolher, às vezes temos a liberdade dessa escolha,em outros momentos não sabemos em que direção seguir.Oriente trata dessa busca,dos encontros, os possiveís caminhos e determinações que temos para o nosso percurso individual .Afinal,para onde estamos seguindo?
Duração 10 minutos

Elenco:
Amanda Couto
Ingrid Medina
Janaína Trindade
Victor  Góis

 “Que seja doce” 
Grupo T.E.U (UFSJ)

"Quem diria que viver ia dar nisso?" Caio Fernando Abreu.

Um casal que outrora fora feliz, agora se vê perseguido pelas lembranças coloridas daquilo que viveram – que não volta mais - e pela dúvida que os  corrói. Trilham caminhos diferentes que às vezes se encontram. Mas, são nos desencontros que eles descobrem seus limites, suas fragilidades, seus medos. Lutam contra o orgulho que os bloqueia e distancia. 

Desejam-se e logo já não se querem mais. Deixam pedaços de si em suas diversas partidas e esperam que o retorno seja em breve. Ousam novas tentativas e se ferem com as ilusões criadas e projetadas. Juntos revivem quedas, curam traumas, feridas do passado. Temem a solidão, mas são escravos da necessidade de liberdade. Esperam não esperar nada um do outro. E, entre lamentos por tudo o que ameaçou e não chegou a ser e esperanças de encontrar uma forma de fazer acontecer, procuram por  uma melodia  esquecida, que ainda insiste em se fazer ouvir, mesmo que baixinho... 
Tempo: 30 min.

Elenco:
 Alessandra Silva/ Ana Flor Rocha/ Kaike Barto/ Nathálya Fonseca/ Talles Ramon
Músicos: Ciço Mião, Nathalie Pessoa e Renato Maciel
Produção: Ana Maria Malta e Luciana Oliver
Direção: Coletiva

"TEMPO EM TRANSE"
     A cena discute o relacionamento do homem com o relógio. Num mundo onde somos insistentemente e constantemente estimulados em diversos sentidos. Onde o homem encontra tempo para si? Atarefado e em eterna neurose transeuntica procuramos discernimento e tempo para olharmos para nós mesmos. As relações cobram resultados rápidos e dinamicidade. Qual segundo lhe dá autonomia de pensar por si?
Duração 15 minutos

Elenco:
Guilherme Paiffer Pelodan

"Senhora dos afogados"
   Através de uma montagem contemporânea, a história retratada por Nelson Rodrigues tem como foco a desordem familiar. Neste acontecimento é desvendado vários mistérios desse laço, essa trama conta também com a presença de outros personagens que ajudam a desvendar esses mistérios. A cena ganha musicalidade com a variação rítmica presente na encenação.
Duração 10 minutos


Elenco:
Diego Matos, Alessandra Silva, Branca Marilia e Elson Borges.




"O PLANO DE OBERON EXECUTADO POR PLUCK"
      A cena é um trecho da peça sonhos de uma noite de verão, foi montada no curso de teatro da UFSJ em exercicio dado em sala pela professora Juliana Mota. Pluck e Oberon se veem enrolados na trama quando descobrem que Pluck molhou os olhos do amante errado com o suco da flor ferida pela flecha de cupido. Agora, eles precisam de alguma maneira remediar a situação, Oberon o Rei das criaturas da floresta precisa mandar seu louco sudito arrumar a burrada que fez. 
Duração 20 minutos

Elenco: 
Guilherme Paiffer Pelodan e Douglas Lauria


"Performance: Rosa de Sansara"

    Uma visão do mundo ocidental a partir do teatro, da cultura oriental (Indiano) e a linha de pensamento de Peter BrooK.
Duração 10 minutos



Elenco:
Plínio Rezende


Ensaio aberto da Cena: "Como se Chama?"
     Entre a prisão física e psicológica é possível se perder entre desejos, lembranças e pessoas? Em “Como se chama?” trazemos os conflitos de Jean que busca acima de tudo viver. Baseado na obra de Jean Genet “Nossa Senhora das Flores” (1951) Duração 30 minutos 


Obra de Base: GENET, Jean - Nossa Senhora das Flores, (1951) Editora Nova Fronteira, França

Elenco:
João Bennett e Weverton Andrade
Figurinista: Sâmia Simas

"Sonho de Uma Noite de Verão"

     A partir do clássico de Shakespeare "Sonho de uma noite de verão" de uma forma lúdica e contemporânea, os personagens desenham o seu atrapalhado encontro em meio a um universo mágico com muito humor e musicalidade.
Duração 15 minutos



Elenco:
Aline Monteiro, Diego Matos e Kaike Barto






"Entre o não e o sim"

Cena baseada nos conceitos de contato improvisação, construida com base na música "Nunca", de "A banda mais bonita da cidade".
Duração 5 minutos


Elenco:
Flora Luccena, Monique Silva e Sâmia Simas